SOS Avifauna

O que fazer se encontrar um animal selvagem ferido: 

1 – Evitar perturbar o animal. Evite ao máximo o contacto com o animal e o barulho para não o stressar mais. 

2 – Contacte rapidamente as entidades competentes para efectuarem a recolha do animal: 

– Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA – GNR) – 213 217 291/2;

– Linha SOS Ambiente – 808 200 520;

– Contacte com o Parque ou Reserva Natural mais próxima do local, ou os Serviços Centrais do ICNF – 213 507 900.

– Pode contactar o Centro de Recuperação de Animais Silvestres mais próximo para informações adicionais (Ex: LxCRAS), mas tenha em conta que estes centros não têm a responsabilidade nem os meios para procederem à recolha do animal.

3 – Caso se sinta à vontade para o manipular, com uma toalha cubra o animal de modo a tapar-lhe a cabeça. Diminuindo-lhe os estímulos visuais, o animal irá acalmar-se e será mais fácil colocá-lo numa caixa de cartão (perfurada) ou numa transportadora de animais, sem o ferir enquanto ele se debate. Durante todo este processo, tenha muito cuidado com o bico, dentes e garras do animal. Mantenha-o num local escuro, sossegado e de temperatura amena. 

4 – Se não tiver conhecimentos para tal, enquanto o animal não for recolhido, não o tente alimentar nem administrar qualquer tipo de medicação, nem mesmo prestar-lhe primeiros-socorros.  

5 – Não mantenha o animal em sua posse mais tempo que o necessário. Se for mantido em cativeiro  demasiado tempo, perderá a possibilidade de ser recuperado e consequentemente devolvido à Natureza, pois perderá instintos básicos de sobrevivência como o voo ou mesmo a capacidade de caçar. 

6 – Durante a Primavera e início do Verão , pode ser comum encontrar crias de ave no chão. Siga as seguintes instruções para melhor perceber qual o procedimento a adpotar (fonte: RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens):